Pular para o conteúdo principal

Persuasão (Jane Austen)

Persuasão (1818), é o segundo livro que leio da escritora inglesa Jane Austen (genial!), vi, inúmeros comentários positivos a respeito do livro em grupos, sites e blogs e vi algumas cenas da série de 2007 produzido pela bbc, que acabei por me render aos encantos da escrita irônica e analítica, dessa mulher que acabou literalmente, com minhas emoções, quando li Orgulho e Preconceito, também de sua autoria. Tornei-me sua fã, e sempre fico atenta a notícias relacionados a ela e aos seus belíssimos livros. Literatura Inglesa, é o que há de melhor no universo dos livros, Histórias e contos.

Igual à toda janeites, que se preze, e leu Persuasão, sabem perfeitamente o que se sucede no livro inteiro. Anne Elliot, é filha do baronete Sir Walter Elliot, e pai também de Mary e Elizabeth. No frescor de sua juventude, Anne conhece Wentworth Croft, e cria um perfeito afeto entre ambos, mas Anne se afasta dele por causa dos conselhos de sua amiga, Lady Russell, que não o vê como um homem digno e com posses, merecedor do coração da menina Anne. Se passam quase nove anos, e ele retorna para Bath, Rico e Oficial da Marinha, Capitão Wentworth, e demonstra interesse pela jovem Louisa Musgrove. A presença dele no início, causa uma certa perturbação em Anne, e durante toda a trajetória da história, acontece vários acontecimentos com os demais personagens. E Anne persuadi a si própria e aos seus sentimentos que ainda ama o capitão Wentworth, e ele também nunca a esquecera. O Que achei bastante interessante neste livro, é a descrição que Jane Austen faz das cidades onde a história se passa; Bath, uppercross e lyme todas situadas na Inglaterra. E de um modo irônico e bem sarcástico, ela descreve os personagens perfeitamente. 

Prova disso, é que criei uma antipatia pelo pai da Anne e suas duas outras irmãs, durante a leitura do livro, enquanto Anne é descrita com tamanha meiguice, bondade, suas irmãs são egoístas! Antipatia à parte, todos os personagens são todos muitos bons, e se não fosse por eles a história não seria boa. Persuasão, é um livro moderno, mesmo sendo escrito há duzentos, faz o leitor perceber que sempre existiu pessoas iguais em caráter, aos personagens descritos no livro, e Jane nos mostra minuciosamente isso através de sua percepção psicológica colocadas em cada perfil dos personagens. Isso é absurdamente fantástico quando um autor detém isso, e os leitores, claro, se sentem prazerosamente obrigados a devorar seus livros, e ainda agradecem.



Livro: Persuasão/1818

Autora: Jane Austen 

Editora: versão pdf/ editorial presença

Número de páginas: 125

Avaliação: excelente

foto: arquivo/instagrammartaluciana1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…