Pular para o conteúdo principal

O silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris

O silêncio dos Inocentes, é um Romance de ficção norte americano, escrito pelo incrível Thomas Harris. O silêncio dos Inocentes,,se tornou uma série de livros de suspense que endossou mais três publicações: Hannibal, Dragão Vermelho e Hannibal - A Origem do Mal. Todos adaptados para o cinema, com a interpretação monstruosa do Sir Anthony Hopkins, com aquele olhar inquisidor invadido suas presas em seus íntimos. Ok, o filme de 1991, é uma adaptação, mas nada que se compare ao livro. O livro sempre será o queridinho dos fãs da série, por conter pequenos e grandes detalhes da escrita minuciosa de Harris que aguça nossos sentidos com os capítulos que são originais e fiéis à realidade. Mestre.


Clarice Starling, é uma aluna da academia do FBI, É imcubida pelo agente especial Jack Crawford para entrevistar Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra e assassino perigoso acusado de canibalismo, com o intuito de colher informações acerca de um novo perfil psicológico de um serial killer, que anda matando mulheres gordas e arrancando suas peles. Starling consegue que Lecter lhe forneça os dados do assassino, não sem antes de ele fazer uma troca de informações e perguntas a respeito de clarice, ela fornece e isso alimenta a curiosidade mórbida do Psiquiatra.  


Através de suas investigações e com a ajuda de Lecter, Clarice consegue descobrir o assassino antes dele matar Catherine Martin, filha da senadora Martin, e próxima vítima dele. O assassino em série é Jame Gumb, vulgo búfalo Bill, que sequestra suas vítimas, mata e  arranca as suas peles, para costurar e fazer roupa para ele, e ainda possui um criadouro de mariposas. Em uma cena de puro suspense, clarice o mata com um tiro no peito após descobrir o endereço dele e resgata Catherine, antes que ela fosse morta. Lecter foge do hospital psiquiátrico. E Clarice consegue se renomar como uma polícial do FBI.


O Que torna a história um suspense de tirar o fôlego,  é o fato de Clarice ser perceptiva e muito corajosa. Isso é provado, na cena em que ela adentra o porão da casa de gumb e ele apaga as luzes, caçando ela feito um animal. Mas o treinamento da academia e a percepção de clarice, a ajuda a dar o tiro certeiro no peito do assassino. A personagem Clarice é a prova do empoderamento feminino, quando ela se coloca na pele das vítimas de gumb, e vê os cadáveres e o sofrimento que elas passaram. Isso impulsiona Clarice a seguir enfrente, mesmo sendo afastada do caso por seus superiores, ela segue avante mesmo sob a ameaça de sair da academia, e descobre o local onde búfalo Bill se esconde.


Clarice enfrenta seus medos e consegue o que muitos não acreditaram ser possível. O melhor livro de ficção polícial que continua sendo apreciado como uma obra prima. Pelo menos para mim. Nada de spoillers ou trechos do livro aqui, o melhor è lê-lo. você ira adorar esse livro.



Autor: Thomas Harris
Titulo Original: The Silence of Lambs (1990)
Editora: Record
Gênero: Ficção
Numero de paginas: 251
Avaliação: Excelente


Comentários

  1. Meu primeiro contato com Hannibal, inesquecível! Infelizmente, até o momento só assisti ao filme também...

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamires, obg pelos comentários, leia todos os livros vc vai adorar!📚

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…