Pular para o conteúdo principal

Helena, de Machado de Assis


Helena, de Machado de Assis, é um romance da Literatura Brasileira publicado originalmente em 1886, em folhetins, pelo jornal O Globo. O livro traz a narrativa do autor em uma linguagem simples e romântica, onde a leitura torna-se agradável, e de fácil entendimento.


Helena, é uma jovem de 17 anos, que se torna herdeira da metade da fortuna de seu suposto pai, o Sr. Conselheiro Vale, deixado por ele em seu testamento, que também incluía sua ida para a chácara de sua esposa D. Úrsula e do seu sobrinho filho, O Mancebo e jovem Estácio. Helena é suposta filha clandestina do Sr. Conselheiro com sua falecida mãe. No início todos da chácara, não gostam da jovem, determinada e de caráter inteligente, a jovem conquista a família aos poucos, e consegue.

Helena se apaixona por Estácio e ele por ela, apesar de ser noivo da jovem e mimada Eugênia. Ambos ocultam a si mesmos esse sentimento, tanto que Helena fica noiva do amigo de Estácio, o jovem Mendonça. Descobre-se ao longo da narrativa que Helena não era filha do Conselheiro, e sim de um pobre homem chamado salvador, a quem ela sempre visitava às escondidas.

" Apertaram-se as mãos, e o passeio continuou nas melhores disposições do mundo. Helena deu livre curso à imaginação e ao pensamento; suas falas exprimiam, ora sensibilidade romanesca, ora a reflexão da experiencia prematura, e iam diretas à alma do irmão, que se comprazia em ver nela a mulher como ele queria que fosse...'' ( pagina 28)

Helena é um livro bom, porém em alguns trechos achei um tanto vago, fica a desejar em alguns capítulos, penso que faltou mais detalhes, um final triste que para mim ficou sem nexo e sem sentido, com a morte de Helena, o verdadeiro pai dela foge, o Estácio é um mimado que não consegue entender Helena, a essência da obra é romanesca, o que é de bom grado para quem aprecia literatura. O que mais aprecio em literatura clássica ou contemporânea, é quando a história possui aroma, nos faz identificar com os personagens, e Helena possui esses elementos em alguns capítulos. A crítica que fiz em relação ao final, é válido porque achei esse final sem sentido e sem nexo. Uma pena, porque a história dos personagens é boa, e nos remete aos períodos daquela época do Rio de Janeiro do século XVIII, onde infelizmente a escravidão ainda não havia sido abolida.


Livro: Helena (1886)

Autor: Machado de Assis

Número de páginas: 139

Gênero: romance

Avaliação:bom

Foto: Retirada do google imagens

Onde comprar:http://www.saraiva.com.br/helena-col-classicos-da-literatura-4880550.html?sku=4880550&force_redirect=1&PAC_ID=123134&gclid=Cj0KEQjw6am-BRCTk4WZhLfd4-oBEiQA3ydA3tVG34X_44L4bRGAN4Lgqpprnijq5uUGXP21NnPm4PgaAj7s8P8HAQ

Onde baixar em pdf grátis:http://www.elivros-gratis.net/livros-gratis-machado-de-assis.asp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…