Pular para o conteúdo principal

O Alquimista (Paulo Coelho)

Sou o Rei de Salém," dissera o velho.
- Por que um rei conversa com um pastor? - perguntou o rapaz, envergonhado e admiradíssimo.
- Existem várias razões. Mas vamos dizer que a mais importante é  que você tem sido capaz de cumprir sua Lenda Pessoal.
O rapaz não sabia o que era Lenda Pessoal.
- É aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é sua Lenda Pessoal.
" Nessa época, tudo é claro, tudo é possível, e elas não têm medo de sonhar e desejar tudo aquilo que gostariam de fazer na vida. Entretanto, à medida que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a Lenda Pessoal."
 O que o velho estava dizendo não fazia muito sentido para o rapaz. Mas ele queria saber o que eram " forças misteriosas"; a filha do comerciante ia ficar boquiaberta com isso.
- São as forças que parecem ruins, mas na verdade estão ensinando a você como realizar sua Lenda Pessoal. Estão preparando seu espírito e sua vontade, porque existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do universo. É sua missão na terra.
- Mesmo que seja apenas viajar? Ou casar com a filha de um comerciante de tecidos?
- Ou buscar um tesouro. A Alma do Mundo é alimentada pela felicidade das pessoas. Ou pela infelicidade, inveja, ciúme. Cumprir sua Lenda Pessoal é a única obrigação dos homens. Tudo é uma coisa só. E, quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo..."( página 37,38)

Depois de inúmeras indicações para ler este livro - finalmente li - e amei!  como não amar? e se vê obrigado de tamanha vontade de apreciar a escrita do Paulo Coelho? ( te amando para sempre!) o livro traz uma história simples, porém grandiosa a mensagem contida em cada página.
Santiago, é um pastor de ovelhas, que vive na região de Andaluzia, na Espanha, conduzindo sempre suas ovelhas pelo campo. Ao se encontrar com uma velha cigana, que lê sua sorte e descobre que ele encontrará um tesouro no Egito, sua vida muda rapidamente. Entretanto, é através de Melquisedec, o Rei de salém, que ele descobre sua Lenda Pessoal, seus sonhos que tanto almeja. Velho rei, como é também chamado no livro, Melquisedec  ajuda Santiago a ir em busca do tesouro, e indica o caminho a seguir, e ele embarca nesta jornada repleta de sabedoria, mensagens, e acaba descobrindo mais que uma riqueza material: o tesouro dentro de si, a Linguagem do Mundo. E também encontra o Alquimista, que faz ele descobrir os sinais, e interpreta todos, conhece e se apaixona por Fátima, a mulher do oásis do deserto,  é , e claro, que ele encontra o tesouro. Cada página lida, da jornada do Santiago, é uma lição de sabedoria que o autor nos dá, de reavivar nossos sonhos, correr atrás do que queremos, e existe mais do que tudo isso, nos mostra que é possível ir em busca do desconhecido, de seguir os passos da lenda pessoal. Incrível, reavivador esse livro. Amei, por isso retirei alguns trechos que achei um tanto importante.

" O rapaz começou a invejar a liberdade do vento e percebeu que poderia ser como ele. Nada o impedia, exceto ele próprio. As ovelhas, a filha do comerciante, os campos da Andaluzia, eram apenas os passos de sua Lenda Pessoal." ( página 44)
 
"- Pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar - disse o mais sábio dos sábios. - O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer das duas horas de óleo na colher." ( página 48)

" O rapaz se virou então para a Mão que Tudo Havia Escrito. E, em vez de falar qualquer coisa, sentiu que o Universo ficava em silêncio, e ficou em silêncio também.
Uma força de amor jorrou de seu coração e ele começou a rezar. Era uma oração que nunca tinha feito antes, porque era uma oração sem palavras
ou sem pedidos... Mas aquela Mão tinha um motivo para tudo isso e só ela era capaz de operar milagres, de transformar oceanos em desertos e capaz de operar milagres, e de transformar homens em vento...
E o rapaz mergulhou na alma do Mundo, e viu que a alma do mundo era a parte da alma de Deus, e viu que a alma de Deus era a sua própria alma. E, que podia, então, realizar milagres." ( página 159)



LIVRO: O ALQUIMISTA/EDIÇÃO ESPECIAL/2012/ISBN 978-85-7542-758-3

AUTOR: PAULO COELHO

EDITORA: SEXTANTE 

GÊNERO: FICÇÃO BRASILEIRA

NÚMERO DE PÁGINAS: 176

AVALIAÇÃO: EXCELENTE 

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL/ PARA O BLOG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…