Pular para o conteúdo principal

Nossa História com Marie ( shirley Basílio)

Ler o E-book em versão de apreciação, Nossa Historia com Marie, de autoria da escritora Mineira shirley Basílio, tocou-me profundamente no meu lado emocional, e não posso esquecer de lembrar que, o livro -Aos meus olhos atentos- sem dúvida e uma obra de literatura (contemporânea) porque a escrita da autora me fez lembrar de diversos livros de autores brasileiros do século XVII, alguns lidos por mim. Amei o livro, é inspirador. Preparem os lencinhos, a história e de se emocionar.



Nossa História com Marie - inicia com a narrativa da personagem-titulo - Marie A. professora de empreendedorismo aplicado, que descobre através de um diagnóstico médico, que tem câncer de mama em um estado terminal, e lhe resta pouco tempo de vida, apartir daí, Marie decide viver do seu modo: começa a escrever sua biografia, propõe desafios aos seus alunos na busca de seus sonhos e possibilidades, e exalta o valor preciosa da família, e da amizade. logo nas primeiras páginas do livro, Marie relata sua memórias de infância em sua cidade, sobre sua família e nos mostra a cultura de seus ancestrais; achei bem interessante o capitulo intitulado de onde tudo começou, e retirei um curto trecho que mostra a infância de marie ( lembrei da minha, brincando assim como Marie de pés descalços!)

" Mas os dois últimos bastiões de uma época em que crianças ainda brincavam na rua enquanto os adultos sentados no meio fio, conversavam e descansavam, observando despreocupadamente as cenas de um dia comum, em um lugar extraordinário, não compreendiam como eles poderiam ser considerados obstrutores ao avanço da cidade. bem... eles eram. ( página 13)''

O Que considero excelente em um autor (a),è que eles possuem capacidade de fazer o leitor se identificar com o rumo dos personagens,  e a shirley Basílio é excelente nesse ponto, porque consegui me identificar com as amigas de Marie em alguns aspectos. um dos capítulos que adorei ter lido, foi a viagem de marie com mas três amigas para a a casa de praia.

" Enquanto preocupavam-se comigo, elas deixavam de viver a própria vida. foi por isso que eu as trouxe ali, para pelo menos por uma semana desfrutar da alegria de vê-las viver.
naquele exato momento em que pela penúltima vez nos quatro olhávamos para aquele mar ao mesmo tempo, tenho certeza que como eu, as meninas compreederam a grandeza do amor que nos unia. e mesmo que fisicamente nos não estivéssemos mais juntas, seriamos eternas uma no coração da outra. pela primeira vez desde que cheguei naquele lugar, pela primeira vez desde que recebi a noticia, " marie, lamento o tumor se espalhou...'' eu chorei copiosamente eu chorei. o misticismo que envolvia as aguas daquele mar tinha la algum poder de nos arrancar a verdade, estávamos ali para que quando chegasse o momento, apenas uma de nos partisse''.( página 77)

Nas paginas seguintes, Marie expõe de forma coerente sua luta contra o câncer de mama, e relata também sua vida e sua família, e nos mostra claramente sua vivência: a liberdade de dançar e ser feliz, mesmo acometida pelo câncer, ela vive e nos da uma (ao leitor)  lição de auto-estima, de alcançar sonhos perdidos e sem esquecer de frases de outros autores contidos no livro. Nossa História com Marie, não é um livro sobre uma mulher com câncer, é a História de uma mulher inspiradora, com um legado de conquistas, culta e muita renovadora. outra parte legal do livro, e as amigas de marie falam sobre o convívio com ela, expõe seus medos e a amizade intensa que unem as três amigas- Angel, Lauren e Joan- expõem seus sentimentos em relação a amizade com marie de uma maneira muito legal.

Durante sua estadia na casa de praia, as quatros amigas, também se divertem, fazem reflexões... e há uma cena um tanto hilária entre elas, e quando elas voltavam de uma balada, e o carro opala de joan ficou sem gasolina, e elas tiveram que ir a pe pedir ajuda, e ouviram um barulho estranho e correram pensando que tinha alguém as seguindo, e depois descobriram que o barulho vinha da calça de lauren, e todas riram. 
E como em alguns livros que amei ter lido, acontece o inevitável com marie... bem e muito triste quando um personagem central, que nos leitores, começa a amar acontece isso...

Não poderia jamais terminar esta resenha, sem elogiar o quanto foi emocionante ler a cena em que os alunos de marie ( que também no livro relatam suas experiências em terem convivido com Marie, e as transformações do legado dela sobre eles) fazem uma homenagem para ela, todos se abraçando... essa parte me emocionou bastante. Eu super indico a leitura deste livro inspirador. abaixo os links disponibilizados para obter a obra e conhecer mais sobre a Escritora Shirley Basílio.


AUTORA: SHIRLEY BASÍLIO

FOTO: REPRODUÇÃO

NÚMERO DE PÁGINAS EM VERSÃO DE APRECIAÇÃO: 152

AVALIAÇÃO: EXCELENTE


https://www.amazon.com.br/Nossa-hist%C3%B3ria-Marie-Shirley-Bas%C3%ADlio-ebook/dp/B01F0RT3ZU/182-1816542-8816532?ie=UTF8&keywords=Nossa%20hist%C3%B3ria%20com%20Marie&qid=1462118885&ref_=sr_1_1&sr=8-1

https://twitter.com/ShBasilio

https://www.facebook.com/shbasilio




Comentários

  1. Olá Martinha, muito legal e tocante este olhar que de um jeito muito particular você emprestou a obra. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…