Pular para o conteúdo principal

O Peregrino (John Bunyan)

 O Peregrino è um livro que mostra profundamente as Reformas reliogiosas do século XVII, na Europa do velho mundo. O Escritor Britânico John Bunyan (1628-1770) vivenciou essa època de modo brutal e cruel, aonde foi julgado, e preso durante doze anos na prisao de bedford, por motivos religiosos, ele sendo cristao dissidente, repudiou as pràticas Anglicanas, e por isso foi lhe dado aviso que largasse a pregaçao dissidente, e se converte-se às pràticas Anglicanas, Bunyan recusou, e entao foi preso.

Aconteceram desgraças em sua familia, com a morte de sua mulher, deixando-o com quatro filhos para criar, passados alguns anos, casou-se de novo. John Bunyan foi proibido de pregar a palavra de Deus de acordo com sua fè, e havia sido privado de sua liberdade tambèm. Mas foi nas masmorras do carcère da prisao de Bedford que john, começou a escrever com sua pena, o livro que fascinaria as pessoas da època (e tambèm de hoje) e se tornaria uma obra universal ,ficando perto da Biblia crista, e baseado em sua vida na prisao, e serve tambem de referência nos dias de hoje, como fez no passado.

A Estòria em forma de alegoria, inicia com um sonho do pròprio Bunyan, em que ele vê  Christiano (cristao/peregrino) que carrega um pesado fardo nas costas, e è despertado, e entao convoca sua familia para irem juntos em busca da cidade celestial, e abandonar a cidade da destruiçao, sua familia acredita que ele nao esta bem dos sentidos, e permanecem na cidade da destruiçao. Entao cristao parte rumo a cidade celestial, no caminho encontra Evangelista, que o ajuda e o instrui na direçao da porta estreita, que o conduzira a cidade celestial. Durante o trajeto, peregrino vai na companhia de dois conhecidos, so que no primeiro perigo que correm, estes abandonam cristao, e  deixam a peregrinaçao. Mas cristao consegue se salvar com a ajuda de Evangelista que o coloca no caminho certo a percorrer.

Cristao conhece um peregrino como ele, chamado Fiel, tornam-se amigos, e juntos enfrentam varios perigos , e continuam sua peregrinaçao rumo a cidade celestial. Ao chegarem na feira da cobiça, Fiel morre, mas sua fè o leva para a cidade celestial, e antes disso acontecer , ele e o amigo cristao enfrentam varios perigos, julgamentos e pessoas vil. Ao ler cada capitulo de O PEREGRINO, senti medo,e torcia por cristao e seus amigos do bem ,pois no decorrer da estoria, cristao corre varios perigos, como a parte em que ele luta com o demonio Apoliao, no vale da humilhaçao, e os infortunios que enfrenta no vale da sombra da morte, è de arrepiar. Ateu, Loquaz, inveja e entre outros, sao vencidos por cristao , que sai vitorioso com a ajuda dos anjos enviados por Deus.

È obvio que nao vou contar todo o livro, pois somente a leitura com afinco, e que ira proporcionar ao leitor um entendimento com base em cada capitulo lido, e acredito que è muito melhro ler o livro ,do que ler resenhas ou spoilers. Nas minhas palavras , classifico O PEREGRINO, uma obra " Renovadora Reflexiva", ha versiculos biblicos extraidos ,e Bunyan os coloca como referencia nas atitudes do personagens, seja mal ou bem, e o puritanismo que o livro evidencia, como que somente os justos e limpos entrarao nos cèus e passarao pela porta estreita , como fez cristao.

O Capitulo mais lindo do livro è a passagem do cristao e seu amigo esperança, em um rio para conseguirem chegar a cidade celestial, tocante e profundo.Terminado o livro, fiquei refletindo sobre minha fè, e tive a nitida impressao que havia acabado de chegar de uma estranha viagem e no fim com o anseio de buscar mais a Deus . Somente John Bunyan foi capaz de envolver o leitor em uma tenra e arrepiante reflexao, com sua escrita abençoada que perdura ate hoje.*****


AUTOR: JOHN BUNYAN

EDITORA: MARTIN CLARET

GÊNERO: FICÇAO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…